RememberIt
O que é o RememberIt?
O nosso projeto tem como objetivo o combate ao crescente número de casos da Doença de Alzheimer (DA) através da produção de uma nova forma de terapia que, ao contrário das atuais, cure efetivamente a doença. Para isso, pretendemos desenvolver nanopartículas para o encapsulamento de compostos naturais que sejam eficazes na terapia da doença.
Pitch - RememberIt
01
Nome e logotipo do projeto
O nome surgiu como ideia de um dos membros do grupo. Foi escolhido por unanimidade entre o grupo, entre nomes como: NanoAlz, NAC (NanoAlzheirmerCompounds), ...
O nome é relativo a um dos sintomas mais comuns desta doença, que é a perda da memória, pelo que pretendemos ajudar todos aqueles que sofrem com esta condição não só a recuperar as suas capacidades cognitivas, mas também a lembrarem-se que este produto fez a diferença.
​
Para o logótipo decidimos conjugar dois aspetos que vamos trabalhar, ou seja, o cérebro (pelo elemento ilustrativo em si) e os elementos à escala nano (representado pelo lado direito do cérebro). Para as cores tentamos manter um aspeto profissional, no entanto apelativo, recorrendo a um tom de azul escuro e o cinzento/amarelo (para cada versão do logótipo).
02
NECESSIDADE
Atualmente, os fármacos que existem como forma de terapia para a Doença de Alzheimer (DA), apenas possuem a função de controlar os seus sintomas. Sendo assim, o projeto que se encontra em desenvolvimento procurará fazer face a este problema e propor um novo método terapêutico que se espera poder prevenir ou impedir a progressão da doença. O produto final deste projeto será de uma elevada importância para aqueles que sofrem com esta condição, nomeadamente indivíduos de uma faixa etária mais elevada, pois muitas das suas rotinas deixam de ser autónomas. Também aqueles que fazem parte do seu dia a dia acabam por ter a sua vida afetada atribuindo uma maior importância ao produto.
03
APROXIMAÇÃO À SOLUÇÃO
O projeto oferece precisamente aquilo que ainda não se encontra nos dias de hoje, isto é, um fármaco cuja função seja a de prevenir ou curar a DA. Nos tempos recentes tem-se demonstrado um particular interesse nos compostos naturais e na sua capacidade terapêutica. Foram conduzidos diversos testes em laboratório que visavam a avaliação de diferentes compostos naturais e a sua eficácia no tratamento da doença, chegando à conclusão que seria benéfico utilizar nanopartículas (NP) poliméricas (PLGA) para encapsular o extrato de chá verde. O produto final será testado em modelos in vitro da doença. Dado ao facto de promover um estilo de vida melhor para aqueles que sofrem com a DA, este projeto está inserido no ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Para além disso, a utilização de processos de produção não prejudiciais ao ambiente permite a inserção do projeto no ODS 12 - Produção e consumo responsáveis.
04
BENEFÍCIOS
O principal benefício da proposta apresentada é o facto de esta ser uma solução inovadora no ramo da DA. A utilização de NP para a encapsulação de compostos naturais para promover a sua chegada ao cérebro é uma estratégia cuja utilização ainda não é aplicada para a terapia desta doença. Para além disso, a proposta apresenta um novo método de terapia para esta doença que tem como objetivo, não apenas amenizar os sintomas, tal como a abordagem atual, mas findar com os mesmos, diferenciando-se então nesse aspeto. Como consequência, um dos benefícios será promover um bem-estar para aqueles que sofrem com esta condição, não por um período de tempo limitado, mas para o resto das suas vidas.
05
COLABORAÇÃO
Para este projeto contamos com a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, especificamente com o departamento de Engenharia Química, cuja contribuição para o desenvolvimento do projeto será, para além do fornecimento do espaço e materiais para o trabalho laboratorial, a orientação nos processos envolvidos no mesmo.
06
GANCHO
A mensagem que se pretende passar é a de que o nosso produto promoverá uma saúde melhor a todos aqueles que padecem desta doença, para tal o slogan que foi adotado pelo grupo foi
​
«Make everyone RememberIt!»